top of page
Foto do escritorRose Carla

Dica de Filme: Pad Man




Os filmes indianos nunca me atraíram. Porém, em um grupo do whatsapp dos amigos da faculdade, um colega indicou para assistirmos o filme: “Homem absorvente”. Na primeira tentativa em assistir, não cheguei aos 10 primeiros minutos do filme, não me agradou e fui dormir. Dias depois, comentou-se novamente sobre o filme no grupo e expliquei que não consegui assistir, pois não me interessou e lancei o desafio para que se outra pessoa assistisse ate o fim, eu assistiria também. No final do mesmo dia outro colega disse logo, para eu assistir, depois outra colega e por fim eu assisti até o fim! E para surpresa minha, vários ensinamentos se tornaram ponto de reflexão.

No filme, me deparei com a jornada de um homem real, que se ocupou em resolver um forte problema feminino na Índia: A questão da higiene menstrual, onde apenas 12% das mulheres utilizavam absorventes higiênicos, por uma questão cultural e também porque o preço era elevadíssimo, visto que o produto era importado dos Estados Unidos.


Todo empreendedor sabe que, quando existem problemas, existem muitas oportunidades. Por isso, pontuei algumas características de um empreendedor de sucesso que observei no filme:

1. Inconformomismo - o protagonista não se conformou com o problema da

mulher que ficava isolada da família no período menstrual, característica de todo empreendedor e inovador.

2. Incansável, em encontrar uma solução possível para a resolução desse problema, mas que fosse viável também economicamente.

3. Aprender com os erros - durante a história Pad Man comete muitos erros e vai trabalhando cada um deles de uma forma diferente, ele procurava conversar com as pessoas, saber a opinião do cliente, fazer pesquisa de mercado, ele não deixou escapar nenhum elemento, principalmente, foi aprendendo com os erros e melhorando cada vez mais. Podemos incluir aqui que ele era ensinável.

4. Formação de Parcerias - a importância da construção de boas parcerias complementares às habilidades do empreendedor, é fundamental para a construção de novos negócios. Seja em termos de conhecimento ou mesmo de capital, ninguém faz nada sozinho. No filme. o Pad Man não teria saído do lugar se não tivesse encontrado casualmente sua “primeira cliente” que se tornou sua grande parceira de negócios.

5. Ter um própósito - o Pad Man tinha um propósito real, e não se deixou levar apenas pelo lucro, ele queria de fato cuidar das mulheres da Índia, e com esse propósito massivo e transformador mudou a realidade de muitas mulheres não apenas dando a oportunidade de criar hábitos mais saudáveis, mas também oportunidade de trabalho para muitas delas.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reflita!!!

댓글


bottom of page